segunda-feira, 4 de julho de 2011

4 de Julho

Bom, não poderia deixar o 4 de julho passar em branco. Minha agonia precisava ser expressa em palavras. Ela precisva ganhar forma de letras, para aí, me deixar mais tranquilo…

Sim, é data que de independência dos EUA e também meu aniversário. A revolução americana como a francesa possibilitaram o desenvolvimento das forças produtivas, sem as condições criadas pelo capitalismo o socialismo é impossível. Logo, para mim, a revolução americana foi um progresso, em comparação a sociedade anterior.

É preciso lembrar que as relações de produção que sustentam a sociedade não podem ser substituídas por novas, enquanto não estiverem ultrapassadas[1].

O Capitalismo já foi melhor que o sistema fedual. Ele desenvolveu a possibilidade de todos terem suas necessidade satisfeitas, mas devido a propriedade privada, isso não pode se concretizar. O fato dos meios de produção[2] estarem na mão de uma minoria, que dimunui cada vez mais, só deixa a maioria em uma miséria cada vez maior.

Não estou sendo etapista. Mas a verdade é que as condições desenvolvidas pelo capitalismo já maduraram bastante para chegarmos ao socialismo, na verdade, elas começam a apodrecer.

Logo, quando ouço uma piada ou brincadeira sobre a data de meu aniversário eu não ligo. Afinal as pessoas que fazem essa piada, são as mesmas que dizem que comunistas não podem beber Coca-Cola, nem ir ao MC Donalds. Penso que isso seja tão relevante quanto um papel escrito: AR, na mão de um homem que se afoga. 

O importante aqui é entender, que a industrialização e modernização da sociedade nos deixam mais próximos do socialismo. O fim desse sistema não depende de "boicotes", como não beber coca-cola, mas da organização da classe trabalhadora. 

Feliz 4 de julho. 



[1] No sentido de não desenvolver o nível de vida humana. O capitalismo desenvolveu um nível de vida melhor, mas nem para todos e a custo de uma exploração. Hoje, mesmo a parte que se benefiava disso sofrem, logo ele deixou de ser progressista.

[2] Aquilo que produz tudo que necessitamos para sobreviver de televisão, comida, escova de dentes... Os donos desses meios são os capitalismo. Eles tem o controle do estado e da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário