sábado, 12 de março de 2011

NOSSA FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Segue meu texto para a chapa que faço parte. 




A eleição do Diretório Acadêmico Cruz e Sousa (DACS) será no dia 18 de março. Ela dá aos estudantes de Comunicação Social do Bom Jesus/ Ielusc a responsabilidade de eleger quem os representará no próximo período. Nesse dia serão escolhidas não apenas as pessoas, mas, sobretudo, as idéias que melhor traduzem os anseios dos alunos.

A chapa Dacs é Pra Lutar! acredita que o diretório precisa ser organizado em secretarias, com a definição clara de quem é responsável pelo quê. Dar publicidade às propostas e apresentar quem realmente fará parte da direção é a forma mais honesta e democrática de pedir o voto de confiança dos estudantes.

Sabemos que na sociedade em que vivemos a maior parte dos alunos de faculdades privadas trabalha para conseguir pagar as mensalidades. Por isso, muitos não tempo e nem disposição para participar das atividades de sua entidade estudantil. É para isso que se escolhe uma direção. Ela é a responsável por ordenar o trabalho, e cada membro da chapa tem seu papel nesse processo. Por exemplo, o diretor de comunicação fará a ponte com os acadêmicos, organizando panfletos, redes sociais, entre outros; o secretário ficará com as atas e trabalhos burocráticos; o presidente será o responsável em manter o funcionamento da entidade em seu conjunto, convocando reuniões, preparando pautas e acompanhando todas as atividades.

Porém, essas secretarias não substituem a participação dos estudantes. De nada adianta uma boa direção se na hora em que precisarmos reivindicar algo não houver o apoio massivo dos alunos. A chapa eleita deve estar submetida ao programa que apresentou nas eleições e resolver tarefas imediatas, além de planejar eventos e ações. Porém, quando houver algo muito importante a ser decidido, é dever dela chamar os representantes de turma ou a assembleia geral para debater a questão.

Agora, já pensaram na funcionalidade da entidade se para cada caso fosse preciso convocar todos os alunos? E na honestidade com os estudantes, se ao longo do processo os membros e os princípios da entidade mudassem?

A chapa Dacs é Pra Lutar! acredita nos seguintes pilares de organização da entidade:

Assembleia geral: é o órgão que está acima de todos os outros. Nela aprova-se o estatuto da entidade, elege-se a comissão eleitoral e decidem-se as principais reivindicações dos estudantes.

O Conselho de Representantes de Turma (CRT): em uma hierarquia, está entre a assembléia e a direção da entidade. É o responsável pelo contato entre os estudantes e a direção. São os representantes que mobilizam os estudantes para a assembleia ou manifestações, dão recados e assessoram o diretório na resolução de problemas.

A direção do diretório acadêmico: é escolhida por todos os estudantes e toma decisões imediatas, sob a base do programa apresentado nas eleições. Ela é responsável pela comunicação com os alunos, por questões burocráticas e demandas diárias. Por meio de reuniões periódicas, a direção mantém a organização estudantil em atividade permanente.

Comissões: são órgãos que os diretores podem criar para ajudar na organização de suas atividades, com a participação de alunos que se interessarem. Por exemplo, na realização de um show de talentos, palestra, festa ou campanha contra o aumento de mensalidades. As comissões são criadas de acordo com a necessidade.

João Diego Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário