segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Porque sou ateu




Muitos têm fé na existência da vida após a morte. Eu não. Para mim a hora que morremos é à hora em que chegamos ao fim, não há nada após.

As pessoas não respeitam os ateus da mesma forma que respeitam as pessoas de outras crenças. O preconceito contra os ateus é sempre pior.

Os mais fanáticos não aceitam a idéia de não darmos importância a deus. Para eles estamos condenados ao inferno se não acreditarmos. Felizmente não são todos assim, muitos respeitam nossas opiniões.

Claro, pior do que não respeitar é aquela cara de tristeza que fazem quando digo que sou ateu. Parece que vão chorar e então perguntam: você é feliz?

Já dei gargalhada quando me perguntam isso, me desculpem se ofendo alguém, mas é engraçado. Para algumas pessoas a felicidade está associada à existência de um ser supremo. Para elas é impossível amar e ter uma vida feliz sem acreditar em deus.

Ser ateu não significa acreditar no diabo, nem duvidar dos sentimentos e ser uma pessoa fria. Os ateus apenas não acreditam que exista um criador do universo. Para eles o que existe é o que podemos provar por meio de nossos sentidos e pela razão.

Meu ateísmo é resultado, principalmente do meu estudo da história. Deixei de acreditar em deus à medida que não encontrei nenhum deus evitado fome, miséria ou guerra.

Alguns duvidam do meu ateísmo, mas eu não. Certa vez conversando com minha melhor amiga eu lhe disse:

- Então imagine o fim, sua morte. Você não pode imaginar muita coisa, pois se é ateu a morte significa seu fim. Ou seja, não pode pensar, pois no momento que morrer deixará de existir. Tudo que fez durante sua vida ou os sentimentos que tem não significarão nada, pois ao morrer será como uma pedra. Ocupará lugar no espaço, mas em nenhum momento terá consciência do espaço ou do universo ao seu redor. Você não poderá ser nada, pois não será nada, nada! É difícil explicar, mas morrer para mim é assim. É ser como uma pedra.

Ela me disse que isso era triste. Eu lhe disse que morrer não é legal, nunca.

A verdadeira graça está na vida e em saber que ela é única. O que fazemos aqui tem sentido sim para nossos amigos, familiares e para as gerações futuras. Nossos sentimentos serão sempre intensos, pois eles serão únicos. Por isso não perderei tempo em te dizer o quanto és importante para mim nem em ir atrás do que acredito. Infelizmente a vida é curta para quem acredita que vive só uma vez.

Ela refletiu sobre o que disse. Ficou claro, que era assustador para ela como penso que seja o fim, Só que em nenhum momento ela duvidou do que acredito. Mesmo sendo cristã e não concordando comigo.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Mesmo que não acredite em Deus você pode se salvar se tiver fé e amor ao próximo!

      Excluir