domingo, 16 de janeiro de 2011

As três fontes

Após terminar o livro ABC do comunismo, li o livro as três fontes, que é uma compilação de três textos de Lênin, feita pela editora expressão popular.

Abaixo segue algumas citações do livro:

"A necessidade somente é cega na medida que não é compreendida... A liberdade é a inteligência da da necessidade."

"Como Valores, todas as mercadorias, não são mais que trabalho humano cristalizado."

"Quando nós estivermos na posse do poder de Estado, não poderemos pensar em expropriar pela violência os pequenos camponeses (com ou sem indenização), como seremos obrigados a fazer com os grandes proprietários. A nossa missão para com os camponeses consistirá antes de mais nada em encaminhar a sua produção individual e a sua propriedade privada para um regime cooperativo, não pela força, mas sim pelo exemplo, oferecendo-lhes para este efeito a ajuda da sociedade. Teremos então certamente meios de sobra para apresentar ao pequeno camponês a perspectiva das vantagens que 1á hoje lhe têm de ser mostradas."

"Pode exprimir-se em poucas palavras os serviços prestados por Marx e Engels à classe operária dizendo que eles a ensinaram a conhecer-se e a tomar consciência de si mesma, e que substituíram os sonhos pela ciência."

"Onde os economistas burgueses viam relações entre objetos (troca de umas mercadorias por outras), Marx descobriu relações entre pessoas."

Espero que animem vocês a ler... 

Agora vou ler Socialismo Utópico e científico... 

2 comentários:

  1. Sim, cooperativo, mas não no sentido da cooperação burguesa, aplicadas nas empresas falidas, em que os operários são donos da empresa, assumindo a dívida dos patrões. A cooperação que ele fala, é a cooperação no sentido do trabalho comum. De todos se ajudarem.

    Não vamos expropriar os pequeno camponeses, nem pequenos empresários em um futuro socialista. Seria um grande desgaste e o benefício é quase nulo. O que vamos fazer, por exemplo, ao expropriar uma grande fazenda, é mostrar como o trabalho comum é mais vantajoso que o trabalho individual. Para isso desenvolveremos a técnica.

    ResponderExcluir